22.12.09

E o brilho se apagou


Natal se aproximando, Ano Novo, e provavelmente esta será minha última postagem de 2009.
Então, Natal era uma data pela qual aguardava ansiosamente quando criança, havia magia, tudo era planejado com as outras crianças da família. A hora de ir atrás do caminhão da Coca Cola para ver o Papai Noel, confesso que nunca fui tão fã assim dele, ia mais para correr com os meninos, já que era uma moleca. Planejávamos as brincadeiras, tinha amigo oculto, bebíamos cerveja com refrigerante brincando ser adultos, danças tinham coreografias, muita risada, farra e cumplicidade.
Esse era o sentido, ser feliz, estender a mão quando alguém precisasse, ajudar alguém que não tinha o que comer, vestir, algo para brincar, afinal Natal é o nascimento de Jesus, mesmo não frequentando missas, Igrejas, sabia o que significava, então nada mais justo do que ajudar.
Mas com o passar dos anos foi virando apenas uma data "comercial", como todas as outras, crianças não dando valor ao real significado, só se importando com presentes caros e modernos, com as mais altas tecnologias, enquanto outras mal têm o que comer quem dirá presentes.
Por isso hoje não gosto tanto quanto antes, na verdade não gosto nada da data, e se pudesse ajudar todos aqueles sem condições para ter uma ceia decente, como todo ser humano tem o direito de ter, certamente ajudaria, mas como não sou rica e posso ajudar muito pouco, o farei.
Nostalgia, essa seria a palavra mais que se adequaria quando vem a época do Natal, era até especial quando íamos montar o Pinheiro, cada um colocava um enfeite, era uma festa só.
E nesse ano, nem isso montamos, minha mãe concordou comigo, o Natal já perdeu seu "brilho", as pessoas já não se importam mais, apenas querem bens materiais.
Época de fazer as pazes com quem se está brigado, desentendido, magoado, aliás, não gostaria de acabar o ano desentendida com algumas pessoas, não mesmo. Motivos sempre há, mas nenhum tão grande para ambos deixarem de se falar, orgulho não é um sentimento para ser cultivado, muito menos mágoa, faz mal.
Vai saber se tu vais ver a pessoa outra vez na vida, então não é bom ficar "brigado", casos mal resolvidos tem solução, não custa tentar, mesmo que seja difícil.
É até engraçado ficar falando isso, como se estivesse bem com todos, mas não é verdade, há pessoas que não falo mais, pessoas que são importantes na minha vida, ou fizeram papel importante, em que pude confiar e contar com ajuda quando mais precisei. Por apenas orgulho ou algum motivo besta, falta de comunicação, enfim.
Desejo para todo Mundo muita paz, saúde, felicidade, tranquilidade, esperança, amor e muita garra pra seguir em frente, lutando. E que o cara lá de cima não deixe ninguém desamparado, não apenas nesta data, mas sempre.

2 comentários:

  1. é natal mudou é diferente , não vejo mais graça nesse dia :/

    ResponderExcluir
  2. Como não sou cristã, não comemoro.

    Natal é o nascimento do Papai Noel. Pouca gente celebra isso de Jesus.

    ResponderExcluir