29.12.13

Uma porta se fecha...

Não sei se é o domingo, o fim do ano... ou o que, mas deu aquela vontade de escrever, colocar tudo pra fora, como há tempos não faço. Antigamente costumava fazer uma postagem de final de ano, meio que uma retrospectiva, acontecimentos bons e ruins, o que poderia ter feito ou não... Mas com o passar dos anos fui deixando isso meio que de lado.
Talvez por preguiça, por vergonha de lembrar de algumas coisas que aconteceram e gostaria de esquecer, ou por não ter feito algo.

Eis que chega ao fim esse 2013! (GRAÇAS)
Se pudesse o descrever em apenas três palavras, elas seriam, exatamente nessa ordem: perda, dor e superação.

Sim, como todos já sabem e não gostaria de repetir, o ano começou de uma forma terrível, dolorosa e com muitas perdas. Muitos sonhos interrompidos brutalmente, vidas tiradas de forma covarde. Enfim.
Foi um ano um tanto complicado, em todos os "setores" da vida.

Apesar de tanta perda e dor, houve momentos lindos e de esperança, onde percebi que nem tudo estava perdido e que lá no fim, havia uma luz, piscando e mandando seguir em frente.

Aliás, mesmo com tantas coisas tristes, devemos seguir em frente, por mais difícil e complicado que seja, a vida não para, temos que driblar a tristeza e focar em algo que nos traga a felicidade pouco a pouco, nos agarrar com fé em algo, acreditar, aprender tudo de novo... A ver beleza nos pequenos momentos e detalhes da vida, que é tão frágil e curta.

Um ano para aprender a dar valor a vida, as pessoas que fazem parte dela e principalmente ao AMOR. Sei que é difícil acreditar nisso, por muitas vezes questionei - e ainda questiono- sobre o tal amor, mas só quando tu sente ele, tu passa a entender. Não estou falando do amor entre homem x mulher. Amor no geral, amar o próximo.

Estender a mão, oferecer o ombro, um colo, uma palavra amiga na hora certa. Solidariedade, outra palavrinha que fez muito sentido esse ano. Passei a acreditar e confiar mais nas pessoas, por mais que existam pessoas terríveis e monstruosas, ainda há aquelas que transbordam bondade e tem uma alma tão linda e iluminada que é impossível de não ter fé na humanidade ainda.

Rompimentos. É sempre chato quando acontece, mesmo que em algumas situações ele seja necessário. É preciso seguir em frente, conhecer novos caminhos. Mas quando isso acontece com relações antigas - não estou falando em relação de homem x mulher- é triste, muito triste. Mais triste ainda quando é o tal orgulho que acaba com uma amizade, de anos... Quase que de sangue. Fiz o que pude, dei o meu melhor, abandonei o tal orgulho, mas nem todo mundo sabe dar o braço a torcer. A vida um dia vai nos obrigar a saber lidar com ele.

Reconciliações. A falta de maturidade sempre me impediu de manter amizade, ou apenas não sentir mais "nojo" - acho uma palavra muito forte, assim como raiva- de certas pessoas. Aprendi a perdoar, conviver com pessoas que fizeram parte do meu passado, e que não tinham motivos para não fazer parte do meu presente também. Maturidade, todo mundo deveria experimentar algum dia na vida. É tão bacana desejar o bem pra alguém que te fez feliz no passado, torcer para que essa (ou essas) pessoa encontre alguém que a faça infinitamente feliz. Abandonar o egoísmo, outra coisinha que aprendi (se bem que nunca fui egoísta).

Foi um ano e tanto e o que me deu força pra seguir em frente foi a presença e apoio dos meus amigos (que por sinal, to morrendo de saudade, principalmente aquele chato que brigava comigo todos os dias, e vice-versa). Pode estar parecendo meio clichê isso tudo, mas quer saber? Eu não dou a menor moral pra isso, o importante é colocar tudo pra fora. Tudo que ficou guardado e trancado na garganta durante o ano inteiro.

E dane-se que as minhas vírgulas estão no lugar errado, minha concordância verbal é péssima, não ligo. (Bruna, se tu ler isso, não chora com tanto erro <3 hahah ).

Teve uma pessoa que me apoiou muito, alguém especial que tive o prazer de conhecer no início da graduação e espero que nossa amizade dure por muitos e muitos anos (ao contrário da graduação que não durou tanto assim), a distância é apenas um detalhe insignificante quando tu ama alguém, sim, eu AMO essas pessoas loucas que deixaram o meu 2013 mais feliz, leve e louco (com muita ressaca).

Voltando, essa pessoa cutucou fundo no meu passado, nos sonhos que eu deixei em coma, porque não tinha mais força e coragem pra correr atrás deles. Ela me fez perceber que a mudança estava em minhas mãos, era só deixar o medo de lado e mudar o caminho, ir pelo caminho que sonho desde os meus 11 anos (ou até menos). Muito obrigada por acordar a velha Maiara, aquela que sonhava e acreditava. Com certeza ela sempre vai estar aqui para o que tu precisar, até o último batimento cardíaco. (Piegas, ok, eu sei).

Mudanças. Muitas mudanças nesse ano também, algumas importantes, outras necessárias. Essa é a vida, sempre nos surpreendendo e nos fazendo mudar a cada dia. Mesmo com tantas coisas tristes e ruins, não mudaria nada. Sempre tiramos uma lição de tudo, óbvio que algumas coisas lamentáveis não precisariam acontecer para as pessoas terem mais consciência e compaixão com o próximo.

Se alguém estiver magoado comigo e eu não saiba, me perdoe. Do fundo do meu coração. Tento não fazer nada de ruim com ninguém, porque aprendi na marra, esse mundo é bem redondo, tudo que tu faz de ruim pra alguém, acaba voltando pra ti.

Falando em clichê, pude, por fim, entender um... O de "apaixonar-se a primeira vista", óbvio que preferia não o ter vivido, mas não escapei dessa. Nossa, isso realmente acontece, mas nem sempre é como nos filmes, onde tudo é lindo, maravilhoso e no fim dá tudo certo e as duas pessoas acabam felizes. Aqui é vida real, as pessoas erram, tem defeitos, falam ou escrevem algo sem pensar nas futuras consequências e acabam magoando outras e a si próprias. Fiz o melhor que pude, me doei de corpo e alma, paciência, não é todo mundo que sabe lidar ou sente as coisas na mesma intensidade que tu, enfim, esquece aquela cena chata que aconteceu. O bom é lembrar as coisas boas, as risadas, as cuecas samba canção da vida. Ok, chega.

Enfim, pode parecer tudo sem sentido, mas pra mim não, preciso escrever, já que no momento não tenho com quem conversar, além da Lucy.

Que 2014 nos traga toda a felicidade, esperança e sorrisos que 2013 nos roubou.
Luz, fé e força pra ser feliz e deixar as feridas cicatrizarem.

E não esquecer de olhar para o próximo :) Todos tem o direito de uma segunda chance.

Eu tentei, dei o melhor de mim, se não foi possível, ao menos eu tentei.




sempre escrevendo coisas sem sentido pra ninguém ler.

2 comentários:

  1. eu li.
    =]

    gosto mto de vc, apesar da gt não se conhecer pessoalmente. sei lá... não sei explicar, meu santo bateu com o teu rsrsr

    em um ano vivemos tanta coisa... tive coisas boas e uma mto ruim esse ano... mas preciso seguir em frente...
    enfim...
    vc tbm consegue, apesar das pancadas da vida...
    bjs, lindinha ;)

    ResponderExcluir
  2. que querida tu é!
    pois é, sempre simpatizei contigo, desde que começamos a trocar comentários no fotolog, nem lembro que ano era :)
    sim, nós conseguiremos! e o 2014 será melhor ainda!

    beijosss

    ResponderExcluir